quinta-feira, 7 de julho de 2011

Decorando a mesa do escritório!

Em casa ou no trabalho a mesa do escritório é o local em que passamos muito tempo, as vezes quebrando a cabeça num projeto, as vezes recebendo um cliente, as vezes fazendo um trabalho de escola. É por isso, que esse cantinho merece um carinho especial. Uma mesa de escritório bem organizada melhora até o nosso ânimo para o trabalho.

Dependendo da política da empresa onde trabalhamos temos maior ou menor liberdade para decorar o nosso espaço de trabalho. Porém, mesmo em uma empresa conservadora podemos tornar o nosso local de trabalho um local organizado e agradável, fazendo dele a extensão do que somos como profissionais.
É claro que queremos passar uma  imagem boa a nosso respeito e é importante pensar nisso na hora de decorar a sua mesa de trabalho. Por exemplo, colocar de enfeite na sua mesa ursinhos de pelúcia ou objetos infantis pode demonstrar infantilidade e isso pode ser confundido como falta de responsabilidade. Se nossa mesa está sempre cheia de papéis jogados, restos de lanche, e os relatórios estão perdidos no meio de toda essa bagunça, você vai acabar mostrando uma imagem de uma pessoa desorganizada e que não dá a devida importância ao seu trabalho. 
Pensando nisso, que tal tirar uns 30 minutos hoje para organizar a sua mesa de trabalho?

O primeiro passo para a organização é tirar tudo da mesa e fazer uma boa limpeza. Depois separar o que deve ficar em cima da mesa, que são os itens que você usa a toda hora e que devem estar sempre a mão. Nas gavetas você pode colocar os itens que você não utiliza todos os dias mas que precisa consultar sempre.
A chave de uma boa organização é saber exatamente o que é útil e o que não é útil, e não deixar acumular papeis inúteis. O que não tiver mais serventia vai para o lixo. Parece óbvio, mas tem pessoas não sabem separar aquilo que ainda irá precisar do que não precisa mais e tem dificuldade para descartar coisas (apego). Se esse for o seu caso, deixe uma gaveta ou uma pasta somente para os papéis que você acha que um dia pode vir a usar, se dentro de seis meses você não precisar deles é porque podem ir para o lixo.

Você pode digitalizar seus documentos, esta é uma boa solução para diminuir a quantidade de papel. E também pensar duas vezes antes de imprimí-los assim, além de acumular menos papel a natureza também te agradece. Então evite impressões desnecessárias.

Não procrastinar, ou seja, não deixar para amanhã o que você pode fazer hoje. Ter uma rotina de arquivamento é mais que necessário, dependendo da quantidade de documentos que você precisa arquivar você pode ter que separar uns 15 minutos no final da manha e no final da tarde para arquivar documentos. O ideal é não deixar acumular, pois isso torna muito mais difícil a tarefa.
Só depois de limpa e organizada a mesa você pode escolher algum elemento decorativo para ela, que pode ser um vaso de planta, uma luminária antiga, aí depende do seu gosto pessoal. Na minha opinião sua mesa deve refletir o seu estilo.

Objetos inspiradores:







porta-lápis artesanais


Para terminar deixo para vocês uma imagem linda.
Tenham uma ótima quinta-feira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário