quarta-feira, 29 de junho de 2011

Se joga na Chita!!!

Chita é um tecido de algodão com estampas de cores fortes, geralmente florais, e tramas simples. Além de ser a cara do Brasil, por seu colorido alegre e vibrante. A chita é um tecido barado, hoje custa R$6,50 o metro. A estamparia é feita sobre o tecido conhecido como morim. Uma estampa característica de chita sobre outro suporte que não seja morim não é chita.
As características principais são: cores primárias e secundárias em massas chapadas que cobrem totalmente a trama, tons vivos, grafite delineando os desenhos, e a predominância de uma cor. As cores intensas servem, não só para embelezar o tecido, mas também para disfarçar suas irregularidades, como eventuais aberturas e imperfeições.

Fonte:www.creatiblogs.pt

Fica linda próximo ao jardim na área de lazer.

Curiosidade: O nome chita vem do sânscrito chintz e surgiu na Índia medieval e conquistou europeus, antes de se popularizar no Brasil.
Atualmente é mais usado em festas populares, como a festa junina, mas vem sendo valorizado também na decoração, principalmente como referência estética. Através dela dá-se personalidade e estilo à decoração.
De tempos em tempos, ganha espaço em passarelas, galerias de arte, vitrines e palcos, quando estilistas, artistas plásticos, designers e outros criadores redescobrem estas estampas e as incorporam a suas produções.






Na minha casa ela aparece nas almofadas e na toalha de mesa:

Olha que idéia legal esses almofadões de chita, num canto da sala ou da varanda ficaria um charme!

fonte http://www.minhacasaminhacara.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário